A experiência do cliente foi-se tornando cada vez mais importante no meio empresarial ao longo do tempo. A noção de que o cliente é uma das partes essenciais da empresa sempre foi tida em atenção mas, com a situação em constante mutação e com os desafios inerentes aos negócios, esta atenção com o cliente tem sido cada vez mais tida em consideração.
Esta noção, no entanto, foca-se maioritariamente no cliente B2C e, raramente no cliente B2B. Ultimamente essa questão tem vindo a crescer na indústria de B2B e, embora tenha algumas semelhanças com o B2C, existem praticas específicas para cada um deles.
Neste artigo iremos focar-nos em algumas das práticas a ter para que consiga melhorar a sua experiência de cliente.
Como funciona a experiência do cliente B2B?
Usualmente o processo de compra no setor de B2B é feito por várias pessoas e não apenas por uma, existindo frequentemente um decisor final. Segundo um estudo da Salesforce, 80% dos clientes B2B dão tanta importância ao produto que irão adquirir como à experiência de compra. Assim, é importante refletir no como a sua empresa está a tratar os seus clientes neste processo.
Como melhorar a experiência B2B?
Para que se consiga melhorar a experiência B2B, é necessário ter alinhados e claros todos os objetivos da empresa para que isso passe para o cliente. Devido a estes objetivos bem esclarecidos é mais fácil assegurar a qualidade e eficiência da experiência do cliente.
Tendo em conta que existem vários stakeholders envolvidos numa compra B2B é necessário que a sua empresa tenha as ferramentas para lidar com cada um destes stakeholders. Entender as necessidades de cada um é um passo importante e fulcral para o sucesso da venda.
Como clientes individuais já todos tivemos a experiência de comprar um artigo que tem uma avaria e, ao contactar com o serviço pós-venda ter uma má experiência.
Para que isso não aconteça no seu negócio tenha isto em consideração e garanta que o seu cliente é tão apoiado no processo de venda como no pós-venda.
Esta talvez seja a mais importante prática a ter no seu negócio de B2B. Estar sempre disponível para ajudar o seu cliente, assegurar que responde a todas as suas questões e lidar com cada um deles de forma única. Com os pontos como os acima mencionados implementados na sua empresa, está mais um passo à frente na tomada de decisão.
Artigo de Marta Almeida / Junho 2022
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |