Deixar a pandemia para trás e olhar para as tendências de 2022 do marketing B2B, é um passo importante que os gestores devem dar para voltar aos níveis económicos de 2019.
Dessa forma, através de um estudo elaborado pela Marketing Profs em conjunto com a ON24 e o Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo ganhou ênfase durante o pico da pandemia covid-19 uma vez que as empresas foram obrigadas a inovar e a comunicar de forma diferente do que estavam habituadas.
Com olhos postos na transição do investimento em comunicação tradicional para o digital. Esta tendência revela-se muito importante para os mercados e para as empresas que os constituem. Uma vez que com o aumento do volume de compras online, o mercado tornou-se mais rápido, sendo necessário as empresas trabalharem com outras metodologias. Perante esta necessidade, as mesmas começam aos poucos a apostar mais no e-commerce e estima-se que em poucos anos a maioria das empresas do mercado B2B tenham uma plataforma própria de vendas online.
Uma vez que os clientes estão cada vez mais com os olhos postos no digital, é necessário que as empresas criem estratégias de comunicação ajustadas a esse ambiente.
Apesar de o digital ser um dos principais focos dos mercados, segundo a Mintel, as empresas devem ter uma estratégia omnicanal para estarem em todos os canais onde o cliente está e assim terem sucesso e alcançarem uma vantagem competitiva sustentável.
Porém antes que as empresas diversifiquem as suas atividades fazendo a transição do presencial para o digital, é necessário, segundo um artigo publicado pela BCG, que elas reforcem a sua presença nos meios presenciais através do marketing de marca. Que segundo a consultora, atualmente muitas organizações não estão eficientes nesse ponto de criação de notoriedade no mercado e utilidade de produto ou serviços para o cliente.
Dessa forma é desejável que as empresas reorganizem as suas comunicações, fazendo a transição do transacional para relacional. Nesta vertente, a pandemia trouxe um lado mais emocional às interações entre os diversos intervenientes no processo de compra, que com o aumento do risco e da incerteza os processos de compra tornaram-se mais demorosos e mais complexos. Levando com que as empresas se preocupem a reter os seus atuais clientes e segundo a consultora BCG é cada vez mais crucial “atacar” o cliente certo, invertendo o funil de vendas para uma estratégia de account-based marketing.
Outra tendência para 2022 é a hiperpersonalização dos conteúdos para cada cliente, através do remarketing e dos cookies nos diversos websites. Que segundo a Gartner, esta tendência vai ao encontro da experiência do consumidor (customer experience), uma vez que a utilização da inteligência artificial (IA) para a criação de conteúdos personalizados em tempo real é um fator crítico de sucesso para os mercados mais desenvolvidos. Uma vez que em mercados com alta competitividade e baixa diferenciação, o timing e o conteúdo apresentado são fatores cruciais para o sucesso de um negócio.
Segundo a Forrester, devido à pandemia as organizações aprenderam a manter as suas relações com os clientes, preservando e fortalecendo os contactos com os mesmos. Devido a essa aprendizagem, os gestores das empresas verificaram que as suas estratégias de abordagem de potenciais clientes, ficarão cada vez mais dependentes de dados de informação fornecidos pelas plataformas digitais e que só conseguirão atingir o público-alvo com eficácia se colocarem conteúdos interessantes para o visualizador.
Artigo com base em: https://www.bcg.com/capabilities/marketing-sales/insights
Escrito por: José Gaspar em Abril de 2022
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