O conceito surge pela primeira vez em 1991, mas só nos últimos anos começa a fazer sentido no marketing.
Observando do ponto de vista etimológico, o prefixo Trans, utilizado conjuntamente com a palavra Media significa uma comunicação para além dos media. Juntando a palavra Storytelling encontramos o conceito de narrativa para além dos media.
Na prática o conceito foi operacionalizado no cinema e são exemplo, os filmes, ou porque não as marcas: Star Wars e Matrix.
A ideia surge como forma de potenciar a divulgação de um filme/história/narrativa procurando assim garantir o seu sucesso, prolongar a sua vida através da criação de filmes de continuidade, bem como alargar a faturação a áreas fora do cinema através do franchising da marca.
A aplicação do conceito implica o cumprimento de 3 critérios: Multiplicidade de meios, uma história ou experiência única e unificada, e a não redundância entre os vários meios.
Ao nível da comunicação de marketing, o conceito começou a fazer sentido quando os meios de comunicação e interação com o consumidor se diversificaram para além dos media tradicionais; isto é, com o surgimento do digital.
A vantagem de utilização deste conceito surge a dois níveis: Na criatividade da comunicação a fazer e na difusão integrada e não redundante pelos vários meios de comunicação.
Assim ao nível da criatividade, o transmedia storytelling implica a criação de uma história capaz de suportar, sem redundâncias, a sua difusão multimédia.
No que respeita à difusão, deve atentar-se não só ao plano de meios, mas também à seleção das partes da narrativa que serão complementarmente divulgadas em cada meio.
Em minha opinião trata-se de um conceito potente que permite alavancar a relevância da comunicação, criar sinergias e evitar desperdício e ainda aumentar o envolvimento do target com a marca por via da complementaridade de meios.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |