Com o crescimento e penetração da tecnologia digital em todas as dimensões da sociedade, das organizações e da vida das pessoas, tornou-se relevante realçar essa presença da tecnologia. Mentalmente, e em boa parte na realidade, passaram como que a existir dois mundos, o anterior ao digital e o que já incorpora o digital. O sufixo “Tech” tem vindo a fazer essa distinção, designando esta nova realidade onde o digital tem grande peso na maior parte das interações tanto na esfera social como profissional.
Como exemplo apresenta-se o MarTech para designar o marketing suportado em tecnologias digitais, essencialmente software (veja o mapa no link) que abarca desde o research à analise de resultados, passando por todas as comunicações, ativações e relacionamentos digitais.
O GovTech é outro exemplo, que designa todo um conjunto de aplicações que visam melhorar a prestação de serviços públicos que vão da defesa e segurança á educação e saúde e tem iniciativas em muitos países, inclusive Portugal e terá a sua primeira grande conferência no próximo mês de novembro em Paris.
Este “Admirável Mundo Novo” aumenta de velocidade e complexidade a cada dia que passa. A quantidade de soluções disponíveis pelo mundo fora é perto de infinita e torna-se difícil para os utilizadores de realmente beneficiar do valor acrescentado de cada uma delas. Para tal, necessitaríamos de um BrainTech, ou seja, um cérebro também com a inclusão de tecnologia digital. Nada que não esteja já pensado nas tendências evolutivas e ficcionado em inúmeros filmes.
Esta necessidade e evolução levanta muitas interrogações e medos, desde logo da perca de domínio do homem sobre a máquina; e também do perigo de violação da privacidade de pensamentos. Já pensou se alguém puder aceder aos seus mais impulsivos ou secretos pensamentos?
A necessidade de segurança da informação intima e pessoal vai ser crucial para estes desenvolvimentos, pois está ligada à perceção de confiança necessária para a sua adoção. As empresas que trabalharem nesta área terão o desafio de efetivar essa segurança e de a comunicar com credibilidade.
Creio que este será um dos fatores, a par do valor acrescentado, que levará à consolidação do mercado de todas estas aplicações tecnológicas desenvolvidas para nos facilitar a vida, mas que hoje dada a complexidade do mapa de players nos dificulta a compreensão, utilização e operacionalização.
E como será efetuada essa consolidação? As grandes empresas do universo digital (FAMGA) tomarão nas suas mãos a consolidação do setor? Ou serão as grandes empresas do universo dos media? Ou surgirão novas grandes empresas? Provavelmente um mix de tudo isto.
Seguimos disfrutando e atuando nesta nova Era.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |