Recentemente surgiu na ordem do dia, o tema sobre a comunicação com os colaboradores fora do horário normal de trabalho. Várias notícias e artigos surgiram acerca do ato legislativo francês que confere aos trabalhadores “o direito à desconexão”, e sobre regulação interna de alguma empresas, bem como das iniciativas do governo português acerca do tema.
A minha reflexão não incidirá sobre a relação entre a empresa e o trabalhador, mas na derivação que a ideia me suscitou relativamente à comunicação da empresa/marca com os consumidores e clientes.
O atual paradigma tecnológico aliado à vontade das marcas de construírem valor e de se diferenciarem, leva a estratégias de comunicação mais personalizadas, intensas e frequentes com os seus targets.
Esta comunicação, muitas vezes é desejada, outras vezes não. Quem não foi já incomodado por mensagens e e-mails que não desejava e, mesmo depois de ter ativado a não subscrição, voltou a recebê-los; ou foi repetidamente contacto por um call-center a horas que incomodam, e depois de ter afirmado não estar interessado, voltou a ser contactado pela mesma marca?
Quando se comunicava apenas através dos media de grande difusão (tv, radio, …), os consumidores podiam sempre optar por desligar o mesmo e não ser incomodados; hoje temos sempre, pelo menos, de apagar os e-mails e recusar as chamadas, o que pode provocar uma desagradável sensação de invasão.
Embora exista legislação que pretende proteger o consumidor, sabemos que as leis só por si não resolvem os problemas. Terão de ser as marcas, em minha opinião, a desenvolver critérios que lhes permitam atingir os seus objetivos, sem contudo criar perceções negativas junto do seu target.
O desafio não é fácil, mas é cada vez mais relevante, pelo que convém começar a investir energia, meios e conhecimento na procura de uma abordagem inteligente e distinta.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |