Ao contrário do desenvolvimento tecnológico, que avança com constante inovação, normalmente com objetivo de facilitar a vida humana e/ou de lhe dar mais prazer; a Sociedade começa a procurar, do pondo de vista politico e económico, uma realidade semelhante aos velhos tempos.
A afirmação anterior não é uma tendência que possa provar cientificamente, antes reside numa intuição fundada em alguns sinais:
O marketing e as marcas não ignoram esta realidade que constitui uma dupla oportunidade: por um lado o retorno ao clássico, por outro a possibilidade de alavancar a sua credibilidade através do cumprimento de uma função social.
No retorno ao clássico temos o exemplo da comemoração dos 90 anos de Super Bock recuperando uma embalagem e imagem clássica/vintage.
No que respeita à credibilidade, temos o exemplo da campanha da Stela Artois relativamente à Global Water Crisis.
Esta campanha é um exemplo paradigmático de que as marcas estão a cumprir funções sociais, para as quais as organizações politicas não tem capacidade de resposta. A ineficácia de organizações e de políticos, conjugada com uma consciência empresarial de necessidade de partilha de valor, muito bem identificada e explicada por Michael Porter, coloca as marcas e as empresas num patamar de credibilidade e de responsabilidade que há muito não tinham.
Para aproveitar este valor precioso, as marcas necessitam de transparência nas suas intenções e de realizar ações que realmente partilhem valor.
Esta é uma oportunidade para procurar a diferenciação num papel social, identificando lacunas na ineficácia dos políticos e das organizações e acrescentando um valor social real que terá de ir além da proposta de valor centrada nos produtos e nos serviços.
Há muito para realizar. Mãos à obra e bom trabalho.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |