É conhecida a importância crescente que o meio digital tem vindo a assumir, quer do ponto de vista das marcas de media tradicional, quer pelas oportunidades que cria nos indivíduos para produzirem as suas próprias noticias. Se por um lado este facto diversifica as fontes de informação e de opinião, por outro cria quantidades massivas de informação difícil, senão impossível, de analisar.
As empresas e organizações resolveram esse problema através de sistemas de informação muito desenvolvidos ancorados no conceito de big data. Os consumidores têm de confiar nos algoritmos para esse efeito.
Os algoritmos facilitam a vida das pessoas, pois se não existissem, por exemplo quando abrimos o Facebook, teríamos cerca de 1.500 feeds para visualizar. Todos os motores de busca e os feeds de redes sociais como o Facebook e o Twitter utilizam algoritmos para selecionarem a informação que nos é mostrada.
Embora sejam úteis e efetuados com base nas nossas preferências passadas, como se pode ver neste exemplo da Google, não deixa de ser um processo automático, que de certa forma condiciona o que vimos e, por consequência o que pensamos.
Estes automatismos têm a utilidade referida, mas por outro lado contêm em si o poder de condicionar o que vemos enquanto indivíduos e o alcance do que publicamos enquanto gestores de marcas.
Talvez o futuro esteja na possibilidade de cada um desenvolver o seu próprio algoritmo definindo, temas de interesse, palavras-chave e fontes de informação, entre outras variáveis.
Publicado no site Imagens de Marca a 26 de Junho de 2015
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |