O economista Moisés Naím afirmou na sua intervenção nas Conferências do Estoril que os poderes existentes e exercidos na Sociedade estão a reduzir-se e a sofrer alterações.
O autor do livro O Fim do Poder afirma que os poderes atuais são:
Refletindo ao nível das marcas, como se tem alterado o seu poder?
Antes de mais importa delimitar o conceito de poder de marca. Do meu ponto de vista o poder de uma marca traduz-se na sua capacidade de gerar valor por via de transações e de imagem de marca junto do consumidor. Isto é, uma marca é tanto mais poderosa quanto a sua capacidade de gerar vendas, de preferência a um preço superior ao da concorrência, e a sua capacidade de permanecer na memória dos stakeholders através de associações positivas.
De facto, nesta era digital:
Penso, pelo exposto, que as marcas tem mais oportunidades para gerar valor e, por consequência tornam-se mais fortes e poderosas mas, por outro lado, vêm a sua posição vulnerabilizada pela volatilidade das preferências e tendências sociais e pela competitividade dos mercados. A título de exemplo, recorde-se a evolução da relevância da Yahoo e a recente extinção das marcas Optimus e BES.
Hoje é mais fácil criar marcas, mas o desafio para as manter é maior e mais difícil.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |