O que designo por Paradigma 4.0 deriva da revolução industrial 4.0, originada pela conjugação das tecnologias dos sistemas de informação e pelo desenvolvimento das telecomunicações, e é composto pelo conjunto de conceitos e pressupostos que definem e permitem analisar os impactos destas tecnologias na sociedade atual.
O que este paradigma trás à sociedade é um aumento da velocidade de praticamente tudo o que utilize, ou possa vir a utilizar, telecomunicações e grandes quantidades de informação. Marcas e suas atividades são obviamente um desses casos.
Esta velocidade tem tido o efeito positivo de acelerar de forma exponencial o crescimento das marcas recentemente criadas, que em muito curto espaço de tempo atingem a escala global, quer do ponto de vista da notoriedade, quer da sua utilização e valores associados. São disso exemplo o Facebook, o Twitter e a Uber.
Este aumento de velocidade tem também acelerado a renovação de modelos de negócio, que é o mesmo que dizer que coloca em crise, ou encurta, o tempo em que são viáveis. Estando as marcas também relacionadas com os modelos de negócio que as suportam; pode-se assim afirmar que a sua longevidade é também afetada pelo paradigma 4.0.
Como exemplo desta relação entre a longevidade das marcas e o paradigma atual, apresenta-se a Kodak e a Blackberry, que viram o seu valor ser significativamente destruído. No registo contrário, a Apple, por via da inovação e da alteração do modelo de negócio, viu o seu valor muito alavancado. Como exemplo de estabilidade refere-se a IBM que, por via da diversificação e da alteração de foco, praticamente manteve o seu valor nos últimos 17 anos, segundo a Interbrand.
Assim penso que os desafios de construção de marca passam hoje quer pela efetivação de oportunidades de crescimentos rápidos, quer também pela criação de uma marca com valores e associações amplas que permitam flexibilidade de gama e de categorias de produto, sempre que a sua natureza o permita.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |