Todos nós temos a nossa marca pessoal, isto é, a que está intimamente ligada com a pessoa que somos.
A condição humana e os nossos próprios valores e códigos, bem como o meio social onde vivemos, são normalmente os fatores que determinam os nossos comportamentos, atitudes e realizações e, por consequência, a imagem percebida por quem nos conhece.
O processo não é diferente da gestão de marca tradicional, onde, uma vez definida estrategicamente a marca, se desenvolvem um conjunto de ações que pretendem criar uma imagem na mente do consumidor.
Acontece que, genericamente, a preocupação do ser humano, em relação à imagem que os outros têm de si está intimamente ligada com credibilidade e reputação. Se falarmos em termos profissionais, podemos acrescentar o profissionalismo. Contudo, pode e muitas vezes é, mais do que isso. É, ou deve ser mais do que isto quando por razões profissionais ou pessoais, se é ou pretende ser uma celebridade.
Uma celebridade é, segundo Kotler, uma pessoa que é conhecida por pessoas que ela não conhece. É uma pessoa de quem se fala. É conhecida a sua reputação e popularidade. É uma pessoa com um “valor comercial” e que cumpre uma necessidade social. Não é difícil encontrar exemplos no mundo dos media, da política ou das artes.
Uma marca de celebridade pode, segundo o mesmo autor, ter estágios de evolução por via de duas dimensões: a geográfica e a temporal.
A dimensão geográfica tem a ver com o ser conhecido desde a localidade onde se habita, até a ser conhecida em todo o Mundo. A dimensão temporal tem a ver com a memória com que as pessoas ou a sociedade ficam de uma marca pessoal, pode variar entre um dia ou para sempre. Exemplos de marcas pessoais mundiais e para sempre são Jesus Cristo, Ghandi ou os Beatles, mas também Henry Ford para referir um exemplo empresarial.
A evolução ao longo destes estágios tem normalmente a ver com o alcance das atividades e dos contributos sociais efetuados, isto é, do que se entrega de relevante e diferenciador à sociedade.
Para desenvolver uma marca pessoal é por isso necessário, pensar em contributos sociais relevantes, o que vem muito a propósito desta época natalícia.
Um Feliz Natal
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |