Quando a Pepsi Suécia desenvolveu a campanha ligada ao jogo de futebol Suécia – Portugal com imagens de um boneco vestido com as cores da seleção portuguesa, foi unânime o reconhecimento do erro e a destruição de valor que a mesma provocou, inclusive pela própria Pepsi.
Apesar do pedido de desculpas à seleção nacional, a Ronaldo e aos portugueses, é também consensual, que se tratou da ação de relações públicas possível, mas não da resolução do problema. A marca não conseguiu apresentar um racional aceitável para o sucedido, apenas “salvou a face”.
Não tendo ficado satisfeita, a Pepsi continuou na busca de uma solução, profunda e genuína, capaz de reparar “os estragos feitos”. Ao acordar com Ronaldo a possibilidade de colaboração com a marca, a Pepsi deu agora um exemplo de criatividade e genuidade que resolve o problema de forma exemplar. A marca e Ronaldo envolveram-se num projeto solidário de recuperação da Casa dos Rapazes. A ação mostra, a visão estratégica inerente a uma preocupação genuína de querer resolver corretamente e definitivamente o assunto, ter boas relações com o ícone da seleção portuguesa e, por consequência o praticamente irrefutável perdão dos consumidores. Ronaldo, ao aceitar, mostra a “grandeza” exemplar de valores, que um ídolo deve ter, bem como uma preocupação social.
Este envolvimento biunívoco da marca e de Ronaldo, ligado a uma causa social, gera as perceções e emoções que resolvem de forma brilhante a questão.
A Coca-Cola desenvolveu uma ação de marketing relacional com uma originalidade e um alcance, que merece análise. A marca converteu um camarote do Estádio da Luz; normalmente destinado aos executivos e clientes de topo, numa camarata para jovens adeptos do Benfica. A Coca-Cola revela assim um entendimento social interclassista, por oposição a uma sociedade fechada e elitista. Este posicionamento traduz-se na perceção ao consumidor de tornar acessível o que outrora era inacessível, passando a ideia de “máquina de sonhos” e alargando a base de consumidores que assim se relacionam com a marca e com o clube.
Parabéns a ambas as marcas.
Publicado no site Imagens de marca em 17 de Janeiro de 14
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |