Quando se fala de desenvolvimento de marca, está-se conscientes da necessidade de percorrer o Brand Funnel. Independentemente dos formatos e etapas que este possa ter, também se sabe que a primeira etapa é ter conhecimento da marca e da sua proposta de valor e, só quando estamos na fase de lealdade e de advocacy, é que se pode começar a associar valores à marca.
Contudo quando estamos nesses estágios onde o objetivo é aumentar o valor da marca através de associações, a marca já tem valores associados, nomeadamente o da confiança.
A confiança é um valor primordial porque sem esta não existe relação. Ninguém se relaciona com uma entidade em quem não tenha confiança, a menos que seja obrigado ou não tenha alternativa.
Para construir confiança é necessário trabalhar as atitudes de quem dá vida à marca, assim como o conteúdo e a forma de comunicar a sua proposta de valor, por forma a intuir nos stakeholders: credibilidade, consistência e coerência.
Não vale a pena pensar ou sonhar em criar marcas fortes, se não assegurarmos e garantirmos ao longo do tempo, este valor primordial. Este desafio tem uma extensão muito grande, pois tem de englobar toda a cadeia de valor que vai da produção à entrega do produto ou serviço, englobando por isso ações de marketing interno e externo; e tem mais relevância nos serviços por que não se vêm, não se tocam e são normalmente produzidos no momento em que são consumidos.
Como poderá um hospital, uma companhia de seguros ou um banco, crescer se não transmitir confiança aos seus clientes? A quebra da confiança pode ter efeitos avassaladores numa marca e num negócio; atente-se à volatilidade das marcas nos nossos dias e acompanhe-se as mais recentes interrogações da Unilever no que respeita à confiabilidade e verdade dos media digitais.
Neste mundo que nos dispersa e aliena, não percamos o foco no essencial.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |