Este paradigma que vivemos, onde a capacidade de tratamento massivo de dados, a sua seleção automática por via de algoritmos que geram relevância para cada um de nós (um dia poderemos vir a construir os nossos próprios algoritmos) aliada à comunicação permanente impacta e gera mudanças profundas na comunicação.
Temos de comunicar mais e diferente sem perder significado.
Comunicamos com mais frequência, em mais e diferentes meios; pelo que, para mantermos relevância, necessitamos de diversificar os conteúdos e as mensagens que passamos.
Esta realidade coloca um desafio criativo ao marketeer: alargar territórios de marca e aprender a não falar só de si, mas também dos contextos dos referidos territórios. Caso contrário será muito difícil desenvolver conteúdos diversificados e interessantes e, tornamo-nos “chatos”.
Esta situação é simultaneamente um problema e uma oportunidade, quer para criar marcas mais fortes, quer porque gera um novo conjunto de serviços que não existem normalmente nos stakeholders de comunicação tradicionais.
Esta facto dinamiza o empreendedorismo e a economia; pois o modelo tradicional está desenhado em estrutura e custo que torna inviável a resposta a tanta e diversa comunicação.
A resposta para o desenvolvimento de novos modelos está nos mesmos pressupostos que geram a alteração na comunicação, isto é, os novos serviços são desenvolvidos com recurso á mesma tecnologia.
Sempre que uma mudança de paradigma cria uma rutura nos modelos instalados, estes têm o desafio de se atualizarem e/ou modificarem, se o não fizerem podem perecer.
O problema é que normalmente não o conseguem fazer dentro da estrutura atual devido ao dilema do inovador.
Um bom exemplo de procura de soluções para as necessidades de novos serviços, por parte de uma grande organização na área da comunicação, surge do grupo WPP em parceria com a Startup Lisboa, procurando startups que se proponham operar nestas áreas, para que se instalem na sua garagem (estão perto e interligados, mas fora da organização mantendo autonomia e liberdade para o fazer com novos modelos).
Também têm surgido ferramentas do-it yourself que facilitam a vida de marketeers e criativos, tornando mais simples, rápido e barato (pressuposto do Paradigma 4.0. todos esperamos que a tecnologia nos facilite a vida e produza poupanças) editar fotografias, vídeo e texto.
Como dizia o poeta António Gedeão, é assim que “o Mundo pula e avança, como uma bola colorida nas mãos de uma criança”.
Boas férias.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |