Numa época em que a velocidade aumentou significativamente as expectativas quantos aos tempos de interação entre marcas e clientes, e em que canais e touchpoints proliferam e complexificam exponencialmente esta realidade, aumenta o risco de, por querermos responder em velocidade, esquecermos o essencial.
Diferenciação, relevância e posicionamento são a base e chave para o sucesso de qualquer marca.
Definir a diferenciação de uma marca implica um estudo comparativo com as restantes marcas concorrentes no mercado, com vista a identificar ou a criar os elementos diferenciadores da marca.
Para obtermos relevância junto dos nossos stakeholders é necessário estudarmos as suas preferências e interesses, para que a criação dos elementos diferenciadores seja cumulativamente distinta da concorrência e importante para os stakeholders.
Uma vez identificados os elementos de diferenciação relevante de uma marca, importa comunicá-los para que os stakeholders os percecionem corretamente; criando assim uma imagem da marca na sua mente, o que mais não é que posicionamento.
Dito assim, tudo parece fácil. Na realidade não é. Já não era no passado, e agora com a complexidade referida, o desafio torna-se maior. Contudo não adianta avançar com atividade massiva da marca, senão tivermos o básico definido, pois será um desperdício de energia e recursos.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |