AJ Consulting

Agilidade - Uma preocupação global

agilidade-preocupacao-globalA palavra agilidade é uma buzzword dos negócios, já com algum tempo, mas que tem vindo a ganhar importância nos últimos tempos.

A sua relevância deriva do facto de, hoje, pessoas e organizações, enfrentarem uma realidade de mudança e adaptação permanente, implicando, por isso a necessidade de ser ágil.

Trata-se de uma realidade transversal a todos aos sectores de negócio e a todas as áreas das empresas. Se existem sectores onde esta realidade já está a ser vivida, em outros, estará para chegar. Depende, em grande parte, do nível de desenvolvimento tecnológico do negócio.

A implicação ao nível organizacional e pessoal (colaboradores) é muito relevante e permanente.

Implicando para os colaboradores, abandonar dogmas e saber de experiência feito, aprender a viver com uma enorme incerteza sem perder a sensação de segurança que permite ser produtivo e criativo, ser resiliente e estar disponível para a aprendizagem rápida e permanente.

As organizações necessitam implementar uma cultura de partilha, de se abrirem e colaborarem mais com o exterior e desenvolver lideranças que acomodem bem a incerteza e, dentro desta, inspirem a confiança necessária.

O tema da Agilidade e transformação tem apaixonado académicos, lideres e consultoras, e tem-se produzido muito conhecimento sobre este desafio; um dos mais importantes do inicio deste século.

Ao nível do marketing, esta realidade é bem visível no marketing de bens de consumo e das funções de brand manager , como demonstra e desenvolve o artigo da McKinsey de Abril 2019, ou na tomada de decisão sobre que software utilizar para gestão de conteúdos digitais, dado o crescimento permanente da oferta, como demonstra o infográfico da ChiefMartec, apresentando 7.040 soluções, quando à 5 anos atrás existiam apenas 1.000.

Mudança de mindset e desenvolvimento de soft skills são um relevante contributo para nos tornarmos ágeis.

  • Artigo escrito e publicado em 2019