A palavra agilidade é uma buzzword dos negócios, já com algum tempo, mas que tem vindo a ganhar importância nos últimos tempos.
A sua relevância deriva do facto de, hoje, pessoas e organizações, enfrentarem uma realidade de mudança e adaptação permanente, implicando, por isso a necessidade de ser ágil.
Trata-se de uma realidade transversal a todos aos sectores de negócio e a todas as áreas das empresas. Se existem sectores onde esta realidade já está a ser vivida, em outros, estará para chegar. Depende, em grande parte, do nível de desenvolvimento tecnológico do negócio.
A implicação ao nível organizacional e pessoal (colaboradores) é muito relevante e permanente.
Implicando para os colaboradores, abandonar dogmas e saber de experiência feito, aprender a viver com uma enorme incerteza sem perder a sensação de segurança que permite ser produtivo e criativo, ser resiliente e estar disponível para a aprendizagem rápida e permanente.
As organizações necessitam implementar uma cultura de partilha, de se abrirem e colaborarem mais com o exterior e desenvolver lideranças que acomodem bem a incerteza e, dentro desta, inspirem a confiança necessária.
O tema da Agilidade e transformação tem apaixonado académicos, lideres e consultoras, e tem-se produzido muito conhecimento sobre este desafio; um dos mais importantes do inicio deste século.
Ao nível do marketing, esta realidade é bem visível no marketing de bens de consumo e das funções de brand manager , como demonstra e desenvolve o artigo da McKinsey de Abril 2019, ou na tomada de decisão sobre que software utilizar para gestão de conteúdos digitais, dado o crescimento permanente da oferta, como demonstra o infográfico da ChiefMartec, apresentando 7.040 soluções, quando à 5 anos atrás existiam apenas 1.000.
Mudança de mindset e desenvolvimento de soft skills são um relevante contributo para nos tornarmos ágeis.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |