Já há alguns anos que sabemos que este paradigma digital/4.0 é a nova normalidade e que durará até meados deste século. Contudo esta perceção não é homogénea na sociedade, nos negócios e nas diferentes geografias.
A Covid 19 veio acelerar significativamente quer as perceções, quer a compreensão e adoção desta nova normalidade.
Vejamos algumas das acelerações e suas implicações.
Um recente estudo da McKinsey, refere que nos EUA, em 3 meses de pandemia, a penetração do comércio digital cresceu o equivalente a 10 anos de ritmo normal. Esta realidade vai, muito em breve, implicar o repensar das lojas, em termos de dimensões e funções, provavelmente dando mais evidência ao showroom e à experiência de loja e menos à transação.
A mudança da energia fóssil para a energia elétrica gerada de forma alternativa está a ser também acelerada, até porque fortemente apoiada pelas organizações governamentais, que indexam os subsídios inerentes à recuperação da crise, à adoção da sustentabilidade e do digital.
Esta realidade não só tem impacto no ambiente, como vem efetuar uma alteração estrutural na geopolítica. O Economist referia no artigo 21st Century Power a criação de uma nova ordem energética que vem determinar uma nova relação de forças entre países e regiões, uma vez que as novas fontes de energia são mais democráticas e disponíveis de forma relativamente homogénea por todo o mundo, ao contrário do petróleo e do carvão.
A expansão e consolidação do teletrabalho é também um facto derivado desta pandemia e veio gerar a discussão sobre a importância do escritório, da sua decadência e do repensar da cultura empresarial e do trabalho em equipa.
A comunicação interna tem de repensar toda a usa estratégia geradora de contributo para o desenvolvimento da cultura organizacional e para o compromisso dos trabalhadores à luz de uma realidade cada vez menos física. Jovens admitidos em grandes empresas de serviços durante a pandemia, viram a sua integração e trabalho de meses, ser efetuado sem nunca terem ido ao escritório ou terem conhecido pessoalmente algum colega. Entrar no mundo do trabalho de esta maneira, provoca desafios grandes aos entrantes e às organizações.
Por seu lado, as marcas terão de incorporar, em todas as variáveis do marketing mix, todas estas tendências realidades e perceções.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |