O marketing que praticamos depende do local que ocupamos na cadeia de valor da indústria ou setor onde operamos.
O marketing dirigido ao consumidor (B2C), por ter sido o primeiro e pelo nível de complexidade que atingiu é normalmente considerado o “ramo nobre da família”, sendo o marketing industrial (B2B) considerado o mais rudimentar. Contudo as coisas estão a mudar e o Account–Based Marketing é disso um exemplo.
Se analisarmos o target a que se destina cada um destas categorias, começamos, desde logo, a perceber essas alterações. Se no B2C nos dirigimos a segmentos de mercado que tem mais ou menos as mesmas necessidades e reagem às ativações e pontos de contacto, mais ou menos da mesma forma; no B2B dirigimo-nos a unidades empresariais, cada vez mais complexas, maiores e com múltiplos intervenientes (pessoas) no processo de compra.
Este facto aliado à velocidade das sociedade e da economia, que deixa a cada profissional, muito pouco tempo, para não dizer nenhum, disponível para responder a solicitações de potenciais fornecedores ou parceiros; conjugado ainda com disponibilidade de informação para suporte à tomada de decisão, provocam novos desafios às marcas que têm como seus clientes outras empresas.
É neste contexto que surge o Account–Based Marketing, com o objetivo de apoiar a gestão de conta (Key Account Management-KAM) no que se refere às contas maiores e mais complexas.
Como exemplo de uma conta importante, imagine-se o fornecimento de um determinado equipamento para a Wallmart ou para a McDonald’s; a faturação potencial num cliente deste tipo, supera o potencial de muitos países.
A relação com uma conta do tipo das especificadas, terá de levar em consideração os vários intervenientes no processo, desde a sede até às várias geografias onde a marca opera. É fácil compreender que tal necessitará um nível de research, comunicação e ativação com os seus targets internos que não é possível desenvolver apenas pelo KAM.
Para cumprir estes desafios o Account – Based Marketing reorganiza os departamentos de marketing e vendas, criando equipas pluridisciplinares dedicadas a cada uma das contas alvo.
Trata-se assim de uma metodologia com conceitos e ferramentas próprios que se revela de muita utilidade para quem opere no B2B com clientes à escala global.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |