O DNA de marca é um dos conceitos que revela e consubstancia o essencial de uma marca, quer do ponto de vista do valor acrescentado em termos de benefícios de produto ou serviço, quer de imagem e valores associados.
Quando uma marca tem o seu DNA bem definido através de uma proposta de valor relevante para o cliente e diferenciada dos concorrentes, as suas probabilidades de sucesso aumentam significativamente; sempre e quando a materialização desse DNA seja corretamente executada através de atividades consentâneas com o mesmo.
Esta execução passa por entregar o que se promete do ponto de vista tangível e intangível e consegue-se com a geração e seleção das atividades que melhor podem transmitir o pretendido. Este é o ponto onde a criatividade é o elemento crucial.
Uma boa criatividade depende de várias variáveis, desde logo de um bom briefing, sustentado num bom conhecimento do consumidor e do mercado e depois, numa equipa criativa capaz de o interpretar e de criar algo surpreendente.
Depois de uma boa criatividade tudo se resume a grande capacidade para fazer as coisas acontecer num padrão de elevadíssima qualidade; o que no mundo empresarial se designa por gerir e é composto por quatro atividades fundamentais: planear, organizar (afetar meios), liderar e controlar.
Bons exemplos de materialização do DNA dos benefícios do produto são a Porsche, entregando performance com a vitória nas 24 horas de Le Mans e a Red Bull com a sua politica de patrocínios de eventos onde a energia está envolvida.
Em relação a imagem e valores associados a recente campanha da Olá é um exemplo em comunicação pura e as residências Aston Martin em Miami, um exemplo por via da extensão de marca.
Conhecimento, boas ideias e capacidade de execução materializam o DNA e potenciam o sucesso.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |