A Marca é um ativo intangível que agrega valor muito para além dos resultados das suas vendas. O valor intangível da marca reside nas perceções e ações que os consumidores, ou mais genericamente, os stakeholders, têm sobre, ou com, a marca. Indicadores como a notoriedade, a qualidade percebida ou a fidelização, entre outros, permitem medir esse valor.
Pelo exposto facilmente se percebe que o valor e sucesso de uma marca dependem fortemente, para não dizer primordialmente, do consumidor/cliente. Esta realidade implica que a criação de valor de marca se foque, primeiro em conhecer os seus stakeholders e depois a gerar relevância e diferenciação para estes, através das ferramentas de gestão de marca.
Atualmente conhecer/compreender os stakeholders tornou-se uma tarefa difícil, uma vez que a velocidade de mutação social e a multiplicidade de pontos de contacto que estes têm com a marca, complexificaram e instabilizaram perceções e comportamentos. A revolução digital vem ainda alterar a função social das marcas.
Esta mudança de paradigma torna determinante para as marcas o cumprimento de funções sociais. A ineficácia de organizações e de políticos, conjugada com uma consciência empresarial de necessidade de partilha de valor, muito bem identificada e explicada por Michael Porter e por Philip Kotler, coloca as marcas e as empresas num patamar de credibilidade e de responsabilidade que há muito não tinham. O cumprimento de uma função social é uma oportunidade para alavancar a credibilidade, e por consequência aumentar o valor da marca.
Para aproveitar este valor precioso, as marcas necessitam de transparência nas suas intenções e de realizar ações que realmente partilhem valor.
Esta é uma oportunidade para procurar a diferenciação num papel social, identificando lacunas ou necessidades não preenchidas na sociedade e acrescentar um valor social real que terá de ir além da proposta de valor centrada nos produtos e nos serviços.
Este é um desafio que engrandece as marcas, as empresas e quem nelas trabalha, contribuindo ainda para a mudança da perceção sobre o papel dos agentes económicos na sociedade; tão necessário neste período pós crise financeira.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |