A Inteligência Artificial (IA) é um dos axiomas em que se desenvolve o paradigma da 4ª Revolução Industrial, sobre a qual escrevi recentemente.
Se as comunicações e o tratamento massivo de informação já são um facto consumado; hoje o drive é a IA e o impacto que a mesma vai ter nos comportamentos dos clientes e consumidores, e por consequência na modelização de negócios.
Pode definir-se IA como o ramo das ciências informáticas que desenvolve “máquinas inteligentes”, isto é, máquinas que são capazes reagir e operar de forma similar aos seres humanos. A grande diferença para as máquinas da geração anterior é que estas sabem aprender e “pensar”.
Face à definição e à existência de realidades como os carros autónomos ou a precisão da sugestão de compra de sites como a Amazon, a Netflix ou o Spotify; não é difícil de prever a entrada massiva destas máquinas em áreas da atividade humana onde exista necessidade de tratar massivas quantidades de informação para suporte à previsão ou à tomada de decisão, superando a performance do Homem.
Em breve teremos um intenso recurso a este tipo de apoio para a tomada das decisões de compra; digamos que é levar os sites que fazem comparações em produtos e serviços ao limite, avançando com uma sugestão de compra racionalmente imbatível.
Com a IA a suportar decisões de compra estamos perto do modelo económico da racionalidade económica em que o consumidor decide com total informação do mercado; permitindo-lhe uma decisão racionalmente mais ajustada.
Nesta realidade qual será o papel das Vendas e do Marketing?
O papel das Vendas e do Marketing manter-se-á com as responsabilidades atuais de influenciar e executar as transações comerciais, a par com uma construção de marca e de relações que permita a fidelização e a criação de valor. O que na realidade mudará serão as atividades que permitem o cumprimento destas responsabilidades.
Nas Vendas, a comparação passará a ser a regra. As forças de vendas terão de operar, no mínimo, algoritmos tão bons como os dos seus clientes. Tenderemos para relacionamentos despersonalizados, para uma maior autonomia de quem compra e para um processo cada vez mais digital.
Esta mudança de comportamento colocará ao Marketing desafios maiores na criação de relacionamentos e laços emocionais entre clientes e marcas, uma vez que apesar da alteração, o homem não se tornará máquina, por isso manterá na sua vida e na compra uma componente emocional que será associada ao resultado do algoritmo de suporte á decisão.
Continuemos a aprender, a viver e a adaptar negócios e comportamentos a este Admirável Mundo Novo que a informática nos trouxe.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |