Ser relevante para o cliente, a par com a diferenciação, é das regras mais elementares do marketing, contudo cada vez mais difícil de conseguir.
A relevância para o cliente é sinónimo de importância, isto é, a partir do momento que somos relevantes para o cliente, este passa a estar disponível dar atenção à nossa mensagem, avaliá-la e, se confirmar que a nossa proposta se ajusta às suas necessidades e, paralelamente desenvolveu confiança em nós e validou credibilidade; então pode considerar, estabelecer uma relação connosco e comprar a nossa oferta.
O difícil hoje, mais que no passado, é conseguir que ele preste atenção ao que temos para dizer.
É mais difícil que no passado por duas razões: todos os negócios estão sujeitos a uma maior pressão concorrencial e por outro lado a multiplicação dos canais de comunicação e o consequente aumento do numero de estímulos “intoxica” os clientes.
Atentemos no exponencial aumento de estímulos e deixemos a concorrência para uma posterior análise.
De facto, a multiplicação exponencial dos canais e das oportunidades de comunicação, é simultaneamente uma oportunidade para interagir mais com o cliente, mas também uma dificuldade porquanto, não há ser humano que suporte acolher todas as mensagens que lhe são dirigidas.
Basta pensar apenas no marketing direto e no numero de emails e mensagens personalizadas que diariamente recebemos e apagamos, sem prestar a mínima atenção ao seu conteúdo, para entendermos a dificuldade acrescida de ser relevante, pois nem sequer temos a oportunidade de comunicar o que quer que seja.
Somos “afastados” do cliente apenas por uma questão de natureza humana (impossibilidade de ler tudo que nos é dirigido), ainda que a nossa mensagem seja relevante e a nossa oferta diferenciada.
Neste mundo de “intoxicação” de informação e comunicação, o click que permite ter a atenção do cliente é chave para o sucesso, e por isso um desafio para agencias e marketeers.
Votos de uma boa rentrée.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |