A responsabilidade social tem hoje uma relevância inquestionável, quer na comunicação, quer na relação das empresas e marcas com os seus stakeholders.
Neste artigo, entende-se responsabilidade social como o conjunto de responsabilidades que uma organização, voluntariamente, assume para com os seus stakeholders. Esse conjunto pode incluir, segundo Haski-Leventhal, as seguintes responsabilidades: ética, legal, económica, social, ambiental e filantrópica.
Varias razões convergem para esta realidade; por um lado o alargamento das funções da marca e a sua necessidade de gerar conteúdos, e por outro a necessidade de partilhar valor com a sociedade.
Se a responsabilidade social corporativa é uma componente inolvidável nos planos anuais das empresas e das marcas, pelas razões anteriormente expostas, também é recomendável que esses planos procurem, complementarmente, apoiar a diferenciação e aumentar as associações positivas a essas marcas e empresas.
Este é um desafio verdadeiramente aliciante face à imensidão de problemas existentes no mundo e na sociedade. Qual selecionar?
Penso que se deve ponderar os recursos a afetar e a capacidade de efetivamente fazer a diferença na contribuição para a resolução do problema selecionado. Deve ainda entrar na equação, o DNA da marca e da cultura empresarial, bem como os problemas que estão próximos ou são mesmo gerados pelo setor onde se insere o negócio.
Uma outra abordagem diferenciada é identificar os problemas e impactos gerados pela cadeia de valor onde o negócio está inserido e procurar através da inovação e/ou da disrupção minorar ou eliminar esses impactos. A economia circular é exemplo de um dos conceitos que pode inspirar formas de minorar ou mesmo solucionar problemas ambientais.
A responsabilidade social é uma realidade inquestionável. Se conseguirmos que os recursos a ela afetos acrescentem valor pela diferenciação e relevância para os stakeholders, então estamos a fazer uma desejável otimização desses recursos, dado o beneficio mutuo para a sociedade e para a empresa.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |