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A Ajuda do Marketing em tempos de COVID-19

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Os últimos 2 meses em realidade de pandemia permite-nos afirmar, pela experiência tida, que as realidades de confinamento, teletrabalho e reforço de proteção por questões de saúde, vieram acelerar a implementação do paradigma 4.0, ou seja da digitalização e da disrupção.

De facto, esta nova realidade implica repensar modelos de negócios, processos e métodos de trabalho, essencialmente através da incorporação das tecnologias digitais.

No passado escrevi que a incorporação desta tecnologia e a sua inerente mudança e/ou disrupção se iria efetuando no mundo empresarial, essencialmente em função da competitividade e desenvolvimento dos setores e também, da cultura da empresa. Hoje penso de forma distinta.

A envolvente externa é a razão por que penso diferente. Muitas vezes, como é o caso, o que acontece no exterior das empresas e dos setores, acelera e/ou impõe uma aceleração; neste caso num percurso que, já de si, era inevitável.

Como pode contribuir o marketing para que estas mudanças sejam as adequadas?

Desde logo o hábito da “velocidade”. No marketing, tudo se passa muito depressa, embora o contributo mais relevante seja o seu conhecimento dos clientes, suas preferências e suas jornadas. Desenhar um novo modelo de negócio ou adaptar o existente incorporando-lhe tecnologia sem a informação certa sobre quem temos de satisfazer é uma espécie de “tiro no escuro”.

A incerteza do pensamento estratégico e seus processos, é também algo a que o marketing está muito habituado, quer no planeamento de marca e portfolio, quer muitas vezes, pela sua colaboração no processo estratégico da empresa. Esta é uma realidade similar ao contexto dos processos de decisão que hoje estão na ordem do dia.

A adoção das tecnologias digitais, é também uma das realidades a que os marketers se habituaram, também aqui podem ajudar no seio da equipa interdisciplinar que deve repensar o negócio.

Importa também pensar no pós-Covid-19 e nas implicações destas mudanças.

Desde  logo, o mercado vai penalizar quem não se adaptar e não estiver disponível para um relacionamento omnichannel; por outro lado mais tecnologia origina mais dados e por isso maior capacidade de analisar eficiência e eficácia e tomar as medidas corretivas necessárias.

Por último o marketing deve potenciar este enorme benefício que é o de nos relacionarmos à distância e desmistificar que este é um processo menor e menos eficiente de nos relacionarmos. Esta é a grande oportunidade de contribuirmos, efetivamente para resolução de uma causa comum que é a sustentabilidade do planeta.

Viajar menos reduz significativamente as emissões de CO2, diminui custos e aumenta a qualidade de vida de colaboradores, clientes e sociedade em geral.

Aproveitemos a oportunidade de ouro de contribuir com um real e verdadeiro Shared Value.

  • Artigo escrito e publicado em 2020