Os últimos 2 meses em realidade de pandemia permite-nos afirmar, pela experiência tida, que as realidades de confinamento, teletrabalho e reforço de proteção por questões de saúde, vieram acelerar a implementação do paradigma 4.0, ou seja da digitalização e da disrupção.
De facto, esta nova realidade implica repensar modelos de negócios, processos e métodos de trabalho, essencialmente através da incorporação das tecnologias digitais.
No passado escrevi que a incorporação desta tecnologia e a sua inerente mudança e/ou disrupção se iria efetuando no mundo empresarial, essencialmente em função da competitividade e desenvolvimento dos setores e também, da cultura da empresa. Hoje penso de forma distinta.
A envolvente externa é a razão por que penso diferente. Muitas vezes, como é o caso, o que acontece no exterior das empresas e dos setores, acelera e/ou impõe uma aceleração; neste caso num percurso que, já de si, era inevitável.
Como pode contribuir o marketing para que estas mudanças sejam as adequadas?
Desde logo o hábito da “velocidade”. No marketing, tudo se passa muito depressa, embora o contributo mais relevante seja o seu conhecimento dos clientes, suas preferências e suas jornadas. Desenhar um novo modelo de negócio ou adaptar o existente incorporando-lhe tecnologia sem a informação certa sobre quem temos de satisfazer é uma espécie de “tiro no escuro”.
A incerteza do pensamento estratégico e seus processos, é também algo a que o marketing está muito habituado, quer no planeamento de marca e portfolio, quer muitas vezes, pela sua colaboração no processo estratégico da empresa. Esta é uma realidade similar ao contexto dos processos de decisão que hoje estão na ordem do dia.
A adoção das tecnologias digitais, é também uma das realidades a que os marketers se habituaram, também aqui podem ajudar no seio da equipa interdisciplinar que deve repensar o negócio.
Importa também pensar no pós-Covid-19 e nas implicações destas mudanças.
Desde logo, o mercado vai penalizar quem não se adaptar e não estiver disponível para um relacionamento omnichannel; por outro lado mais tecnologia origina mais dados e por isso maior capacidade de analisar eficiência e eficácia e tomar as medidas corretivas necessárias.
Por último o marketing deve potenciar este enorme benefício que é o de nos relacionarmos à distância e desmistificar que este é um processo menor e menos eficiente de nos relacionarmos. Esta é a grande oportunidade de contribuirmos, efetivamente para resolução de uma causa comum que é a sustentabilidade do planeta.
Viajar menos reduz significativamente as emissões de CO2, diminui custos e aumenta a qualidade de vida de colaboradores, clientes e sociedade em geral.
Aproveitemos a oportunidade de ouro de contribuir com um real e verdadeiro Shared Value.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |